Ministro das Relações Exteriores critica “paralisia” da ONU diante da guerra

Mauro Vieira classificou como “inaceitável” a falta de um acordo sobre o conflito em Gaza

BandNews FM

Vieira critica a ONU por lentidão na busca por um acordo.
Agência Brasil

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, fez críticas, nesta terça-feira (7), ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O chanceler disse que é “moralmente inaceitável” que o grupo ainda não tenha encontrado uma solução para a situação humanitária em Gaza.

A fala ocorreu durante o Brasil Investment Forum 2023 (BIF), em Brasília, evento que reuniu ministros e representantes do setor empresarial. Na ocasião, Vieira também relembrou o papel do Brasil nas negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

“Mobilizamos todos os nossos esforços para reverter a paralisia do principal órgão do sistema multilateral, em favor de uma solução para a alarmante situação humanitária na região”, enfatizou.

No mês de outubro, quando ocupou a presidência rotativa do Conselho de Segurança, o Brasil propôs uma resolução, que foi vetada pelos Estados Unidos. O texto determinava pausas humanitárias na guerra e a revogação da ordem de Israel para que civis deixassem o norte de Gaza.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.