O ministro da Saúde Marcelo Queiroga esteve no Aeroporto de Guarulhos para receber dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
O carregamento chegou da Coreia do Sul neste domingo (02).
A chegada do avião completou o desembarque de quatro milhões de vacinas do consórcio Covax Facility neste fim de semana.
A iniciativa da Organização Mundial da Saúde deve fornecer mais de 40 milhões de doses ao Brasil e adiantou as primeiras entregas devido o atual estágio da pandemia.
Por uma opção do governo, o contrato prevê o repasse de vacinas para 10% da população. O montante poderia chegar até 50% dos brasileiros, mas a oferta foi recusada.
O ministro da saúde elogiou o Plano Nacional de Imunização e disse que as doses recebidas neste fim de semana começam a ser entregues já no início da semana.
A chegada de novas vacinas ajuda a ampliar a campanha de vacinação, quem vem sofrendo interrupções com a falta de doses.
Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios aponta que mais de 600 cidades brasileiras já enfrentaram o desabastecimento de imunizantes.