O Ministério da Previdência espera anunciar ainda na terça-feira (28) a nova taxa máxima para o empréstimo consignado de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o ministro Carlos Lupi, o índice deve ficar em 1,95% ao mês.
Ainda nesta segunda-feira (27), o governo deve se reunir para bater o martelo sobre os juros. Com a mudança na taxa, o governo espera a retomada da modalidade de empréstimo que foi suspensa pelos bancos depois que o Conselho Nacional de Previdência Social reduziu a taxa de 2,14% para 1,70%.
Na semana passada, após um encontro em Brasília, o setor bancário concordou com uma redução no teto dos juros para uma faixa entre 1,99% e 2,01% ao mês.
A proposta foi apresentada após a decisão do Conselho Nacional da Previdência sem consultar as instituições financeiras. O Ministério da Fazenda também não foi consultado antes da redução.
Em seguida, os maiores bancos brasileiros, incluindo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, suspenderam as linhas de crédito alegando que o novo porcentual não cobriria os custos operacionais e de captação de clientes.