Ministra Simone Tebet volta a criticar atual patamar da taxa de juros

A chefe do Planejamento e Orçamento citou o valor de 13,75% da Selic e explicou que o Brasil não pode ter um programa de renegociação de dívidas por ano por causa da elevada taxa

Rádio BandNews FM

Ministra Simone Tebet volta a criticar atual patamar da taxa de juros
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou nesta sexta-feira (14), que o atual patamar da taxa básica de juros, em 13,75% ao ano, prejudica outras iniciativas do governo, como o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.

Durante a audiência pública do Plano Plurianual, em São Paulo, ela disse que o programa não pode ser implementado anualmente para combater os impactos causados pelo patamar da Selic.

“Não adianta fazer o 'Desenrola', aliviarmos a vida das pessoas e apresentar um programa eficiente sob todos os aspectos, com juros de 13,75%. O Brasil não comporta um Desenrola por ano. Nós precisamos de espaço fiscal para investir naquilo que verdadeiramente precisamos, como Saúde, Educação, obras de infraestrutura e tudo mais”, afirmou a ministra.

Tebet informou que programas como o Desenrola são feitos em tempos determinados e de acordo a realidade do país.

A iniciativa vai começar na próxima segunda-feira (17) e a primeira etapa será perdoar dívidas de até R$ 100. Cerca de 1,5 milhão de brasileiros serão beneficiados.

A ministra destacou que o programa será uma fase de recuperação da situação econômica da população antes do governo considerar implementar algum tipo de incentivo para os eletrodomésticos da chamada linha branca como, maquinas de lavar, televisores e geladeiras.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.