A ministra do Turismo, Daniella Carneiro, segue no cargo e vai participar de uma audiência pública nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados para falar sobre os seis meses à frente da pasta. A parlamentar do União Brasil foi chamada ao Palácio do Planalto pela manhã e conversou com o presidente Lula.
Ela estava acompanhada do marido e prefeito de Belford Roxo, Waguinho. O político da Baixada Fluminense é considerado um apoio importante para o presidente. O casal declarou voto no petista mesmo com a região sendo considerada um berço do bolsonarismo. Ambos também são evangélicos, um grupo mais resistente ao PT.
A situação de Daniella Carneiro no cargo é complicada. A parlamentar foi abandonada pelo próprio partido ao anunciar que migraria para o Republicanos. O União Brasil prefere o nome de Celso Sabino, do Pará, no comando do Turismo e cobra pela mudança.
Em reunião nesta segunda-feira (12), a maioria dos nomes do partido declarou querer a mudança e declarou apoio ao nome de Sabino. O parlamentar é ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O deputado tem mais apoio na bancada da legenda e o Palácio do Planalto tem buscado o partido para reforçar a base de sustentação no Congresso Nacional. Embora tenha três ministérios, o União Brasil não tem entregado todos os votos necessários para o governo.
A presença da atual ministra do Turismo na reunião ministerial de quinta-feira (15) é dada como certa no Planalto.