O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para uma reunião no Palácio do Planalto. Ela será recebida na manhã desta terça-feira (13) junto com o marido e prefeito de Belford Roxo, Waguinho.
A reunião foi convocada para 10h. No mesmo horário, a agenda oficial do presidente prevê um encontro com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que coordena a articulação política do governo. O encontro com o casal fluminense não consta na agenda.
A deputada federal mais votada do Rio de Janeiro balança no cargo por não contar com o apoio da bancada do União Brasil. No mês passado, a parlamentar pediu desfiliação da legenda e deve migrar para o Republicanos.
Ambos os políticos foram importantes cabos eleitorais de Lula na região da Baixada Fluminense. No segundo turno, a maioria dos prefeitos da área apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). O casal também é um elo do petista com os evangélicos, grupo mais alinhado ao bolsonarismo.
No Congresso Nacional, existe a cobrança do União Brasil pela indicação do deputado Celso Sabino, do Pará, para o cargo no Ministério do Turismo. Na noite de segunda-feira (12), a bancada do partido se reuniu para apoiar o paraense.
A legenda não tem entregado votos suficientes ao governo, mesmo ocupando três pastas na Esplanada dos Ministérios. A troca no Turismo pode apaziguar parte das cobranças, é o que espera o Palácio do Planalto.
A mudança no comando é bem vista pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, Celso Sabino pode aglutinar mais apoio na legenda.