Ministra do Meio Ambiente presta esclarecimentos sobre recordes de queimadas

Marina Silva alertou que Pantanal pode desaparecer até o final do século

Celine Dutra*

Marina Silva alertou que Pantanal pode desaparecer até o final do século
Montagem: Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi convidada a prestar esclarecimentos sobre as ações do governo federal na Comissão do Meio Ambiente, nesta terça-feira (4), sobre as queimadas que têm atingido a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado.     

Marina Silva destacou que os incêndios têm várias consequências, como a emissão de gases do efeito estufa. Ela também afirmou que é necessário coordenar medidas para combater as chamas, já que além dos meios naturais como raios, seca e escassez hídrica, há também os incêndios criminosos.   

A ministra enfatizou que caso os efeitos do aquecimento global não sejam revertidos, a tendência é que ocorra o desaparecimento do Pantanal: 

“Segundo os pesquisadores, se continuar o mesmo fenômeno em relação ao Pantanal, o diagnóstico é que poderemos perdê-lo até o final do século”.  

De acordo com Marina, os esforços do governo federal para combater os incêndios em biomas acontecem desde janeiro de 2023, início do terceiro mandato do presidente Lula. Segundo ela, sem essas medidas a situação seria “completamente incontrolável”. 

*Sob supervisão de Sandro Badaró

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.