Ministério esclarece que cirurgia de Faustão foi antecipada devido a gravidade

Em nota, Saúde informa que, na última semana, foram realizados outros 13 transplantes de coração no país

Rádio BandNews FM

Ministério da Saúde explica prioridade de Faustão para receber coração
Renato Pizzutto/Band

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (27), que o apresentador Fausto Silva foi priorizado na lista de transplantes devido à gravidade do caso dele: “neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva”.

O apresentador segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. A unidade afirmou que a operação foi um sucesso.  

A pasta apontou também que, na semana passada, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país. Já no primeiro semestre deste ano, foram feitos 206 procedimentos do tipo, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período em 2022.

A lista de espera para um órgão é únificada tanto para pacientes da rede privada quanto da pública e é gerenciada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a prioridade para receber órgãos segue uma base de critérios técnicos, como tipo sanguíneo, compatibilidade de peso, altura e genética.

Pacientes em estado crítico, como no caso de Faustão, também são atendidos com prioridade.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.