O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (29), que cerca de 300 agentes da Força Nacional continuarão prestando serviços no Rio de Janeiro por mais 60 dias, até 31 de março. A ação do governo tem como objetivo apoiar os órgãos de segurança pública Federal e Estadual nas atividades e nos serviços de preservação da ordem, além de garantir a segurança da população. Na última semana, houve troca de tiros em favelas da zona oeste.
Desde outubro do ano passado, o efetivo de agentes da Força Nacional, em conjunto com oficiais da Polícia Rodoviária Federal, reforça o policiamento em rodovias, portos e aeroportos do estado.
O ministro Flávio Dino já havia anunciado há duas semanas a prorrogação da atuação dos agentes no Rio a pedido do governo do estado. Na ocasião, ele afirmou que a Força Nacional permanece pelo menos até a transição da equipe da pasta, já que Dino está de saída do Ministério para assumir o Supremo Tribunal Federal. A posse está marcada para o dia 22 de fevereiro.
Quando a equipe do futuro ministro Ricardo Lewandowski assumir a pasta, uma nova deliberação acontecerá para discutir a necessidade de manter a Força Nacional no estado.