O Ministério da Saúde confirma que há desabastecimento de vacinas pediátricas contra Covid-19 no país. Nesta sexta-feira (6), a secretária de Vigilância em Saúde da pasta, Ethel Maciel, afirmou que está em negociação com a Pfizer para antecipar as entregas de imunizantes previstas para o fim deste mês.
Segundo o governo Lula, o problema seria fruto da desorganização da gestão anterior, de Jair Bolsonaro. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os estoques de vacinas para o público acima de 12 anos estão em dia.
Ainda nesta sexta, a Secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, disse que a imunização contra a Covid-19 será colocada no Plano Nacional de Imunização e agora há uma preocupação também com a vacinação de adultos, diante de uma nova subvariante, que deriva da Ômicron.
O índice de cobertura vacinal no Brasil está no patamar mais alto dos últimos 5 anos. No entanto, mais de 69 milhões de brasileiros estão com a dose de reforço em atraso.
Na primeira reunião ministerial, realizada nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a Saúde é uma das prioridades do Executivo. Após diagnóstico da equipe de transição, o novo governo afirmou que o Ministério da Saúde recebe um Sistema Único de Saúde desestruturado.