Ministério da Saúde libera 4ª dose para maiores de 40 anos

Mais de 6 milhões de pessoas já tomaram a segunda dose de reforço no Brasil

BandNews FM

Ter a doença agravada ou ir a óbito é de 6 a 9 vezes maior para quem não se vacinou. Foto: Reprudução/ Ministério da Saúde
Ter a doença agravada ou ir a óbito é de 6 a 9 vezes maior para quem não se vacinou.
Foto: Reprudução/ Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde amplia o público para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 e os maiores de 40 anos podem se vacinar com a segunda dose de reforço, conforme anunciado na manhã desta segunda-feira (20).

Os requisitos para o público receber a vacina é de que tenham recebido a primeira dose adicional pelo menos quatro meses antes. 

A pasta também liberou mais doses para quem se vacinou com Janssen. Os vacinados com a dose única maiores de 18 anos poderão se vacinar com a terceira dose, enquanto os que têm mais de 40 anos já podem tomar a quarta dose, ambos os grupos com intervalo de quatro meses, no mínimo.

As vacinas recomendadas são AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Até o momento, 6,6 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose de reforço. 

Ainda segundo o Ministério, a probabilidade de ter a doença agravada ou ir a óbito é de 6 a 9 vezes maior para quem não se vacinou.

No Rio de Janeiro, o grupo com 40 anos ou mais já poderá se vacinar a partir desta terça (21).

Já em São Paulo, poderá ser aplicada a segunda dose adicional em pessoas acima de 45 anos, a partir de quarta-feira (22). O grupo elegível também poderá se vacinar contra a gripe.

Segundo a prefeitura da capital paulista, a aplicação da quarta dose será feita de forma gradativa, conforme a disponibilidade de doses.