Ministério da Saúde deve rever critério de contabilização de óbitos após números baixarem drasticamente

Da Redação

Ministério da Saúde deve rever critério de contabilização de óbitos após números baixarem drasticamente
Reprodução TV

Entidades da saúde dizem que Ministério da Saúde vai rever o novo critério de contabilização de mortos por Covid-19

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se pronunciaram sobre a mudança no critério de contabilização das mortes por Covid-19.

Segundo as entidades, a medida não foi comunicada “em tempo oportuno” para estados e municípios.

No início da tarde desta terça-feira, secretários de saúde alertaram que o Governo Federal tinha alterado os critérios e agora exige novos dados de vítimas, incluindo CPF e cartão SUS, reduzindo drasticamente o total de óbitos até então computados.

Por causa da mudança, os registros de mortes em São Paulo caíram de 1021 para 281 óbitos, número bem inferior à média apresentada nos últimos dias no estado.

Foto: Reprodução

A alteração ocorre um dia depois da mudança oficial no comando do Ministério da Saúde.

*Segue a nota na íntegra

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esclarecem que solicitaram ao Ministério da Saúde a retirada temporária da obrigatoriedade do preenchimento dos campos CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), nacionalidade e imunização do paciente internado no sistema Sivep Gripe (Sistema de Informação de Vigilância de Gripe), onde são inseridos dados de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG e óbitos provocadas por Covid-19.

Isso viabilizaria um período de transição para adequação do registro destas informações nos serviços de saúde.

A solicitação ocorreu pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno. Houve o compromisso do ministério de que a solicitação será atendida ainda hoje.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.