É publicado no Diário Oficial da União, na manhã desta quarta-feira, 02 de junho, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, o ENEM.
As provas vão ser disponibilizadas em duas modalidades: impressa e digital.
Ambas serão realizadas ao mesmo tempo, nos dias 21 e 28 de novembro.
As inscrições estarão abertas entre os dias 30/06 e 14/07, pela Página do Participante: enem.inep.gov.br/participante
No caso do Enem Digital, 101.100 vagas serão oferecidas nesta edição. O valor da taxa de inscrição será de R$85,00. As duas versões utilizarão os cadernos de questões com os mesmos itens, ou seja, provas idênticas.
Os dois métodos de aplicação da prova, digital e impressa, serão nos locais de provas do Enem, sem a possibilidade de fazer o exame de casa.
No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de até 5h30.
No segundo dia, as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de até 5 horas.
A abertura dos portões está prevista para o meio dia, com fechamento às 13h, horário de Brasília.
O Enem é uma das principais formas de ingressar no ensino superior do país.
As notas são utilizadas para universidades públicas pelo programa Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de 50% ou 100% em universidades e faculdades particulares, além do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Cerca de 5.783.357 pessoas se inscreveram para o último Enem, de acordo com o Inep. A taxa de abstenção passou dos 50% por conta do medo de infecção pelo coronavírus.