Mineradoras paralisam atividades em Minas Gerais por causa das chuvas e determinação da justiça.
O Instituto Brasileiro de Mineração informou que as paralisações por conta dos temporais são temporárias. Em nota, o IBRAM afirma que essa suspensão pode ser revertida em breve, a depender da intensidade das chuvas dos próximos dias.
Nesta segunda-feira (10), a Vale interrompeu a produção dos Sistemas Sudeste e Sul da mineradora em razão da segurança dos empregados e comunidades. A medida afeta inclusive o trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que parou de circular no trecho João Monlevade e Rio Piracicaba.
A Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do país, paralisou as atividades em Itatiaiuçu, na região Metropolitana de Belo Horizonte. As operações deverão ser retomadas quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento das atividades.
Já a Vallourec teve as atividades suspensas na Mina Do Pau Branco por decisão judicial após a barragem da empresa registrar o transbordamento de rejeitos de um dique, em Nova Lima, no sábado (8). A empresa tem 48 horas para apresentar um plano de ação e um cronograma para avaliar a estabilidade da barragem.
Ainda de acordo com o IBRAM, todas as estruturas estão sendo monitoradas e a qualquer sinal de anormalidade as autoridades são imediatamente comunicadas.