"Milei quer repensar o Mercosul", diz embaixador do Brasil na Argentina

Novo governo está pronto para assinar acordo entre Mercosul-UE e vai manter comércios bilaterais

Rádio BandNews FM

"Milei quer repensar o Mercosul", diz embaixador do Brasil na Argentina
Posse de Milei está marcada para 10 de dezembro
Foto: Reuters

Após o início de uma relação conturbada entre o novo presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente Lula, o governo vizinho pretende "aprofundar" o vínculo entre os dois países. A avaliação é do embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, entrevistado nesta terça-feira (28) na BandNews FM.

Na última segunda-feira (27), Milei abandonou o discurso da campanha e convidou Lula para a posse, mas ainda não recebeu retorno do Itamaraty. A cerimônia está prevista para 10 de dezembro, na capital Buenos Aires.

Diante da grave situação econômica na Argentina, com uma inflação anual acima dos 140%, as trocas entre os governos terão ainda mais expressividade, na avaliação do embaixador. "Há uma situação de emergência econômica, e o núcleo de presidente eleito já indicou que uma das prioridades é retomar estabilidade econômica, trabalhando no comércio internacional, inclusive com o Brasil", explica.  

Milei, aliás, já deu sinais da intenção de assinar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que ainda está sendo negociado pelo presidente Lula.

Sobre o futuro do bloco, o embaixador diz acreditar que há um desejo de repensar o papel do Mercosul. "O novo governo argentino quer ampliar acordos entre o bloco e outras regiões, e está pronto para dar seu aval ao acordo", afirmou.

Confira a entrevista completa do embaicador Júlio Bitelli abaixo: