Milão, na Itália, proíbe cigarro nas ruas

Medida faz parte de decreto ambiental de 2020 e entrou em vigor no dia 1º de janeiro

Da redação

Milão, na Itália, proíbe cigarro nas ruas
Medida faz parte de decreto ambiental de 2020 e entrou em vigor no dia 1º
Reuters

A cidade de Milão, na Itália, adotou uma nova medida contra cigarros. Desde 1º de janeiro de 2025, é proibido fumar em espaços públicos, inclusive nas ruas.  

De acordo com o correspondente da BandNews FM, Felipe Kieling, a regra só não vale para pessoas que fumarem em “locais isolados”, onde é possível respeitar uma distância de pelo menos 10 metros das outras pessoas.  

Quem descumprir o decreto pode receber multas que variam de 40 a 240 euros (R$ 255 a R$ 1532). Na cidade italiana, já é proibido fumar desde 2021 em espaços verdes, como parques públicos, complexos esportivos e pontos de ônibus.   

Felipe Kieling ressalta que a medida chamou atenção dos italianos. No país, a média de pessoas fumantes é de 20%, abaixo da média europeia, de 24%. O decreto não se aplica a cigarros eletrônicos.   

Segundo a prefeitura, a proibição visa diminuir a poluição na cidade, visto que 7% da piora na qualidade do ar é proveniente do cigarro. A medida também é pensada em razão da Olimpíada de Inverno de 2026, que acontece em Milão e Cortina d’Ampezzo. 

Tópicos relacionados