Microexplosão provoca estrago em 1200 casas em cidade no Rio Grande do Sul

Tempestade com fortes ventos, destelhou e provocou avarias em casas, escolas e postos de saúde no município de São Luiz Gonzaga

Rádio BandNews FM

Microexplosão provoca estrago em 1200 casas em cidade no Rio Grande do Sul
Reprodução/ Defesa Civil RS

Uma microexplosão, provocada por uma tempestade durante a noite deste sábado (15), deixou uma série de estragos no munício de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, a 500 km de Porto Alegre.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, estima-se que 1.200 casas, quatro escolas, dois postos de saúde, o Museu Arqueológico e outros estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram alguma avaria devido aos fortes ventos e a queda de granizo.

Eles explicam que uma microexplosão é quando uma nuvem não suporta o volume de água e despeja uma grande quantidade de chuva em direção ao solo, provocando uma grande precipitação, acompanhada de rajadas de vento, em um curto período de tempo,

Em nota, o prefeito da cidade, Sidney Brondani, disse que a situação é grave, mas todos os moradores que solicitaram algum tipo de auxílio estão sendo atendidos.

“Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha que ser feito até o momento foi feito”, afirmou.

Neste domingo (16), a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas, válido até às 19h, em Porto Alegre e em municípios da região norte do estado, como São Luiz Gonzaga.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.