Microexplosão provoca estrago em 1200 casas em cidade no Rio Grande do Sul

Tempestade com fortes ventos, destelhou e provocou avarias em casas, escolas e postos de saúde no município de São Luiz Gonzaga

Rádio BandNews FM

Microexplosão provoca estrago em 1200 casas em cidade no Rio Grande do Sul
Microexplosão provoca estrago em 1200 casas em cidade no Rio Grande do Sul
Reprodução/ Defesa Civil RS

Uma microexplosão, provocada por uma tempestade durante a noite deste sábado (15), deixou uma série de estragos no munício de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, a 500 km de Porto Alegre.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, estima-se que 1.200 casas, quatro escolas, dois postos de saúde, o Museu Arqueológico e outros estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram alguma avaria devido aos fortes ventos e a queda de granizo.

Eles explicam que uma microexplosão é quando uma nuvem não suporta o volume de água e despeja uma grande quantidade de chuva em direção ao solo, provocando uma grande precipitação, acompanhada de rajadas de vento, em um curto período de tempo,

Em nota, o prefeito da cidade, Sidney Brondani, disse que a situação é grave, mas todos os moradores que solicitaram algum tipo de auxílio estão sendo atendidos.

“Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha que ser feito até o momento foi feito”, afirmou.

Neste domingo (16), a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas, válido até às 19h, em Porto Alegre e em municípios da região norte do estado, como São Luiz Gonzaga.

Tópicos relacionados