Duas mulheres lideram as pesquisas de intenção de voto, antes das eleições presidenciais que serão realizadas no México, neste domingo (02). Claudia Sheinbaum é a candidata governista e concorre com Xóchitl Gálvez, nome da oposição. Quem conseguir a vitória vai assumir o cargo de Andrés Manuel López Obrador que deixará a presidência após seis anos.
Cláudia é ex-prefeita da Cidade do México e conta com amplo apoio de Obrador. Ela tem 61 anos e vem de uma família judaica. A adversária tem a mesma idade, é de origem indígena, empreendedora na área de tecnologia e já ocupou uma vaga no Senado.
Cerca de 100 milhões de eleitores devem ir às urnas, não só para a escolha do presidente, mas também para escolher os políticos que vão ocupar cadeiras no Congresso e em cargos locais.
Haverá apenas uma rodada de votação que vai começar às 8h com término às 18h. Os votos começam a ser apurados logo após o fechamento das urnas, com contagem em tempo real. O resultado deve ser sair entre os dias dias 5 e 8 de junho.