Metrô de São Paulo retoma perfuração do túnel da Linha 6-Laranja

Trabalho da tuneladora estava paralisado desde 1º de fevereiro, quando uma tubulação da Sabesp se rompeu no canteiro de obra

BandNews FM

Segundo o governo, o acidente não vai atrasar a entrega.
Foto: Band

O metrô retomou a perfuração do túnel da futura linha 6-Laranja do sistema sob trilhos na cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira (31), após sete meses parado, a tuneladora – equipamento que perfura o solo e coloca placas de concreto nas laterais – voltou a operar no canteiro de obras.

Também conhecido como tatuzão, a máquina será utilizada para abrir um caminho de 10 quilômetros entre a Zona Norte e o Centro da capital paulista.

Desde 1º de fevereiro, os trabalhos foram paralisados após o rompimento de uma tubulação da Sabesp na Marginal Tietê, nas proximidades da futura estação Santa Marina.

Batizado de Maria Leopoldina, a tuneladora foi inundada por esgoto e precisou ser restaurada antes da retomada dos trabalhados. A máquina é operada por mais de 40 trabalhadores e ocupa mais de 100 metros.

O governador Rodrigo Garcia visitou as obras nesta quarta (31). Segundo ele, a área de análise do rompimento da pista foi preservada e a discussão sobre as causas e os responsáveis por arcar com os prejuízos ficará entre a Sabesp e a concessionária que fez a perfuração. Até agora, as investigações feitas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas para apurar as causas ainda não foram finalizadas.

“Temos total interesse em esclarecer isso e quem for responsável vai arcar com esse prejuízo, o importante é que a obra não atrasou”, afirmou Rodrigo Garcia.

Segundo o governo, o acidente não vai atrasar a entrega, prevista para o fim de 2025. 

Um segundo tatuzão, que vai perfurar o túnel no sentido norte, deve ficar pronto para utilização em novembro.

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