O Metrô de São Paulo acionou um plano de contingência e funciona parcialmente nesta sexta-feira (24), no segundo dia de paralisação dos metroviários. A categoria se reúne nesta manhã para votar uma nova proposta apresentada pela empresa.
Às 6h45, duas horas depois do horário normal de funcionamento, algumas composições começaram a operar. As linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha operam em alguns trechos, enquanto a linha 15-Prata do Monotrilho segue com a operação completamente paralisada.
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela Via Mobilidade, seguem funcionando. A SPTrans aumentou linhas de ônibus e estendeu os itinerários, mas os passageiros reclamam de lotação nos coletivos.
A operação segue da seguinte forma: Linha 1: Ana Rosa a Luz; Linha 2: Alto do Ipiranga a Clínicas; Linha 3: Santa Cecília a Bresser-Mooca.
Durante a madrugada, o Metrô apresentou uma proposta para os metroviários. A empresa se propõe a pagar R$ 2 mil como um abono salarial e negociar o pagamento de participação e lucro. A categoria alega que deixou de receber o PPL em 2020, por causa da pandemia, e cobra a retomada dos repasses.