Um levantamento do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo aponta que mais da metade dos pacientes internados com Covid-19 no estado tem entre 40 e 50 anos de idade.
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) compilou os dados de 101 hospitais privados do de São Paulo – que representa 25% das unidades do estado - e indicou que 57% dos internados estão na faixa etária entre 40 e 50 anos; sendo 32,2% entre 40 e 49 anos. Ou seja, os pacientes com 50 anos correspondem a 24,71% das internações individualmente.
Os idosos, que já foram contemplados pela vacinação contra a Covid-19, correspondem atualmente a 19,7% dos hospitalizados, de acordo com a sondagem do Sindicato dos Hospitais.
Segundo o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, a diminuição de internações entre os idosos ocorre por conta da campanha de imunização e revela a eficácia das vacinas.
As internações em leitos clínicos aumentaram 20% no meio do mês em comparação ao início do mês de junho, ou seja, pacientes dão entrada aos hospitais, mas com casos menos graves.
Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI diminuiu 6% no mesmo período.
Mesmo com a diminuição na ocupação de leitos de UTI as autoridades continuam alerta.
Atualmente o estado de São Paulo já vacina pessoas de 50 a 59 anos. No dia 23 de junho a faixa etária avança para 43 a 49 anos e tem como previsão concluir a vacinação de pessoas adultas até 15 de setembro de 2021.
Acesse o site https://vacinaja.sp.gov.br/ para mais informações e para realizar pré-inscrição da imunização.