Metade dos brasileiros admite desistir de conversas sobre política em algumas situações para não gerar discussões - o número é maior entre as mulheres, chegando a 57%. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada nesta quarta-feira (6) na programação da BandNews FM.
Segundo o colunista e presidente do Locomotiva, Renato Meirelles, o número mostra a dificuldade das pessoas em debater temas complexos que as pessoas consideram que podem levar a discussões mais agressivas.
No topo do ranking de assuntos apontados como os que mais geram brigas está o casamento entre pessoas do mesmo sexo, destacado por seis em cada 10 entrevistados; na sequência, vem aborto, porte de armas e violência policial.
A pesquisa divulgada em primeira mão no BandNews Station destaca que as pautas de costumes têm tido protagonismo nos debates, inclusive nas conversas sociais, quando deveriam dizer respeito a escolhas individuais, segundo Renato Meirelles.
Para o presidente do Instituto Locomotiva, isso desvia a atenção de temas mais relevantes para o país, como a retomada econômica e a redução das desigualdades.