O começo de abril será marcado por fortes chuvas no Norte e Nordeste do país. As regiões têm sofrido com os impactos causados pelo mau tempo nos últimos dias.
Os municípios de Acopiara e Jaguaruana, no interior do Ceará, estão com as aulas da rede pública suspensas a partir desta segunda-feira (3). A prefeitura de Acopiara informou que a decisão foi tomada devido aos estragos causados pelas chuvas que deixaram as estradas intransitáveis na zona rural. A medida valerá até o dia 28 de abril.
A força do temporal também rompeu a barragem de um açude no município de Piquet Carneiro, no interior do Ceará, no último domingo (2). Com o risco de alagamento na área urbana da cidade, os moradores foram orientados a deixar o local.
Já no Acre, o número de famílias atingidas por enchentes subiu de 56 para 70 mil. Acima do nível de transbordamento desde a última quinta-feira (23), o Rio Acre registrou índice de 17,70 metros, ultrapassando a cota de transbordamento. A cheia impacta 18 mil pessoas que precisaram deixar a moradia e mais de 3 mil que estão em abrigos voluntários.
Segundo a Defesa Civil, cinco cidades do Acre estão em estado de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que o estado não está mais em alerta, assim como Amazonas, Rondônia e Amapá. Apenas o Pará segue no alerta laranja para os próximos dias.
A prefeitura de Rio Branco estima que essa é a maior cheia da história do Estado.