Mercedes apresenta novo carro com resgate da cor prata

Pilotos terão contato com os novos carros na pré-temporada do fim deste mês

Por Da redação

Equipe da Mercedes posa com o carro para a temporada de 2022 Divulgação/Mercedes
Equipe da Mercedes posa com o carro para a temporada de 2022
Divulgação/Mercedes

Oito vezes campeã de construtores, a Mercedes apresentou nesta sexta-feira (18) o W13, o novo modelo de carro que será utilizado na temporada de 2022 da Fórmula 1.

A novidade é que a escuderia retoma a cor prata, que era o padrão e que havia sido deixada de lado temporariamente para o uso do preto (em 2020 e 2021) em lembrança à luta antirracista.

Lewis Hamilton vai para a 10ª temporada e terá como companheiro George Russell, que deixou a Williams para substituir Valtteri Bottas, novo integrante da Alfa Romeo.

O público perceberá diferenças nos carros desta temporada por causa das mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1: asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus - além de novo design da asa traseira.

A pré-temporada vai ocorrer entre os dias 23 e 25 deste mês, em Barcelona, no Circuito da Catalunha, e também no Circuito de Sakhir, no Bahrein, entre 10 e 12 de março.

O Mundial de F1 começará no dia 20 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein, e terá 23 etapas.

Críticas

Depois da polêmica com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última prova de 2021 que teve Max Verstappen como vencedor da temporada, Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que está otimista com as mudanças implementadas.

Houve reclamação formal da escuderia, mas as ações foram desfeitas com a promessa de que alterações seriam promovidas.

O diretor de provas Michael Masi foi substituído por Niels Wittich e Eduardo Freitas. Haverá uma nova sala de controle para apoiar os oficiais da Federação Internacional de Automobilismo.

“Estou satisfeito pelo que foi implementado pelo novo presidente. Temos dois caras muito experientes lá e isso é bom. A estrutura de apoio é essencial não só para o diretor como também para um feedback e recursos para facilitar as decisões. Nos últimos dois anos, vimos um pouco de ‘estilo livre’ na interpretação do regulamento”, disse Toto.

Também no evento da Mercedes, Lewis Hamilton afirmou que nunca pensou em aposentadoria. Os rumores surgiram depois que ele ficou um tempo afastado das redes sociais e não foi à obrigatória cerimônia de premiação da FIA.