O mercado financeiro reduziu as projeções de inflação deste ano e a expectativa para o aumento dos preços caiu abaixo dos 6%. Conforme levantamento do Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (22), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo deve encerrar o ano em 5,8%. Na semana passada, a estimativa estava em 6,03%.
Semanalmente, o BC colhe as projeções do mercado com cerca de 100 instituições financeiras com atuação no país. A queda na expectativa da inflação veio acompanhada de uma melhora em relação a atividade econômica.
Os analistas apontam que o Produto Interno Bruto deste ano deve crescer 1,20%. Na semana passada, a expectativa estava em 1,02% de crescimento da economia brasileira.
Segundo a colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa, a queda acentuada da inflação em uma semana acontece após o anúncio da mudança na política de preços da Petrobras, que deixou a Paridade de Preços de Importação para definir os valores dos combustíveis. A estabilização do dólar em valores abaixo de R$ 5 também influencia.
Conforme análise colhida pela jornalista Juliana Rosa, uma maior confiança no setor da agricultura e de serviços são as influências para a expectativa de crescimento do país.
A votação das novas regras fiscais prevista para esta semana no Congresso, pode contribuir ainda mais para uma segurança econômica maior no país, como disse a colunista.
As perspectivas da taxa básica de juros foram mantidas em 12,5% ao fim de 2023.
Enquanto os números relacionados ao câmbio do dólar, preveem média de R$ 5,15.