Mendonça suspende julgamento sobre monitoramento de parlamentares e jornalistas

Não há prazo para que o tema volte a ser analisado, após o ministro André Mendonça, do STF, pedir mais tempo de análise

Rádio BandNews FM

André Mendonça pediu mais tempo para analisar o julgamento do processo  Foto: José Cruz/Agência Brasil
André Mendonça pediu mais tempo para analisar o julgamento do processo
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, pediu mais tempo para analisar o julgamento do processo que pede para suspender o monitoramento de jornalistas e parlamentares pelo governo federal. Com o pedido de vista, não há prazo para a retomada da análise.

A relatora do caso, ministra Carmem Lúcia, votou ainda na sexta-feira (4), em plenário virtual, para declarar inconstitucional atos do governo nesse sentido. A votação corre no plenário virtual por causa do agravamento da pandemia.

A ação foi protocolada pelo Partido Verde, que reiterou que o monitoramento fere a liberdade de expressão, da manifestação do pensamento e do livre exercício profissional.

A Secretaria de Governo da Presidência da República, responsável pela Secom (Secretaria de Comunicação), disse que a contratação de empresas de monitoramento acontece desde 2015. Em dezembro de 2020, foi divulgada uma lista de jornalistas, influenciadores e pessoas do meio político que eram observadas pelo governo, classificadas de acordo com o nível dos questionamentos feitos pelo grupo.