O colunista Renato Meirelles, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (19) que 71% das mulheres já enfrentaram alguma violência em seus deslocamentos diários. Destes, em 44% dos casos a violência sofrida é de ordem sexual, como importunações e assédios.
O levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva ocorreu a pedido do Instituto Patricia Galvão e do Uber. Neste estudo, é possível conferir que a quantidade de mulheres que já sofreram violência em seus deslocamentos é ainda maior nos casos de mulheres de periferia e de grandes centros urbanos.
"Vamos falar de outra forma: para sete em cada dez mulheres, sair de casa é um risco. Sair de casa pode significar uma lembrança de assédio, pode levar a uma lembrança de racismo. E isso faz com que a própria liberdade de ir e vir seja diferente para homens e mulheres", analisou.
Ainda no levantamento, mais de 50 milhões de mulheres foram vítimas de importunação sexual no deslocamento do trabalho para casa; 26% já sofreram assalto ou furto; e 10% das mulheres negras declararam já ter sofrido racismo direto.
"Como se isso não bastasse, ainda tem 3% que foram vítimas de estupro. Mesmo que a gente saiba que a segurança ostensiva seja obrigação do Estado, para essas mulheres, segurança passa por questões muito simples como iluminação nas ruas e rondas policiais", pontuou o colunista.