Meirelles: 49% dos brasileiros enfrentam alagamentos onde moram ou trabalham

Colunista repercute pesquisa realizada que aponta para os impactos urbanos das mudanças climáticas

O colunista Renato Meirelles, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (24) uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva que detalha os impactos do aquecimento global. Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados enfrentam alagamento na rua em que moram ou trabalham.  

"A gente viu que quase metade [dos brasileiros] enfrentam alagamento na rua em que moram ou trabalham. Estamos dizendo basicamente, que metade dos brasileiros tem o alagamento no seu dia a dia. Onde trabalham, onde moram ou na avenida em que está sua empresa", analisou.

O levantamento também mostra que não há muita diferença entre os atingidos, de pessoas brancas a pessoas negras, nem nas classes A e B contra as classes C, D e E.  

Outro dado relevante da pesquisa é que 46% enfrentaram na vida um racionamento ou uma falta constante de água em casa. E 38% ficaram presas em casa ou em algum estabelecimento por causa das enchentes e dos alagamentos.

"Porque esse dado é importante? Porque a muitos anos, a ONU e outros organismos internacionais fazem conferências sobre o clima e os efeitos da crise climática no mundo. Já tivemos presidentes e vice-presidentes dos Estados Unidos colocando esse tema como questão central a ser debatida pela ONU, no entanto, você não tinha efeitos práticos tão fortes como temos visto nos últimos dois anos", analisou Meirelles.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.