O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decide tonar sem efeito a nomeação da médica Mara Regina Cordeiro Pezzino para o cargo de diretora do Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21). Mara é defensora do uso da cloroquina como tratamento precoce para a covid-19. O medicamento é ineficaz contra a doença.
A médica publicou fotos na internet com um selo dizendo: "Eu apoio o tratamento precoce e preventivo. Está salvando vidas". Além disso, em postagens, ela reafirma o apoio ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. Após a nomeação e críticas em relação as postagens, Mara chegou a apagar as fotos das redes sociais.
A Organização Mundial de Saúde e o próprio Ministério da Saúde vêm alertando sobre a ineficácia da cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina contra a Covid-19. A pasta encaminhou à CPI da Pandemia um documento em que afirma que os medicamentos não devem ser usados para tratar a doença.