Média móvel de casos de Covid cai pelo segundo dia consecutivo

Apesar da diminuição nos diagnósticos, número de mortes segue em alta

BandNews FM

Apesar da diminuição nos diagnósticos, número de mortes segue em alta Foto: Agência Saúde
Apesar da diminuição nos diagnósticos, número de mortes segue em alta
Foto: Agência Saúde

Após bater recordes sucessivos, a média móvel de casos da Covid-19 mantém tendência de queda no Brasil pelo segundo dia consecutivo, de acordo com os dados apurados neste domingo (13). A taxa chegou a 27 mil casos diários nos últimos sete dias, uma baixa de 28% em relação a 14 dias atrás.

No total, são mais de 27 milhões de casos, com 638 mil óbitos desde o início da pandemia.

Em São Paulo, o número de atendimentos de pacientes com síndromes gripais no Hospital do Coração despencou 86% em um mês. Passou de 1.075 nos primeiros dias de janeiro para 221 no mesmo período de fevereiro.

De acordo com o infectologista dos Hospital das Clínicas, Evaldo de Araújo, os dados mais recentes apontam que o pior da Ômicron já passou.

Apesar da queda nos testes positivos, no último domingo (13), foram 325 mortes causadas pela doença em 24 horas. A média móvel ficou em 880, uma alta de 56% na comparação com os 14 dias anteriores. Atualmente pelo menos 20 estados possuem números crescentes de óbitos pelo vírus.

VACINAÇÃO

Os cientistas afirmam que por conta da alta transmissibilidade da nova variante é ainda mais importante realizar o ciclo vacinal completo e adotar a dose de reforço à carteira de vacinação. 78% da população brasileira foi imunizada com a primeira dose, 70% com as duas doses e apenas 26,05% com a dose de reforço.