A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para todo o litoral brasileiro. No Rio de Janeiro, o mar estará muito agitado até às 9h desta terça-feira (3), com ondas de até três metros.
No Leblon, na Zona Sul do Rio, ao menos dois quiosques ficaram fechados no domingo (2) e nesta segunda-feira (3). Era necessário a limpeza da areia e da água que invadiram a Avenida Delfim Moreira.
Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a água cobriu as ruas do bairro Monte Alto. Os moradores da região foram orientados a deixar o local. Na Praia de Itaipuaçu, na Região Metropolitana do Rio, um jovem de 19 anos foi resgatado por um helicóptero, após ter sido levado pelo mar. Na praia Barra de Marica, uma parte da orla foi interditada em razão das águas nas pistas.
Imagens da Praia de Itacoatiara, em Niterói, na mesma região, mostram pessoas se divertindo nas águas como se fosse uma cachoeira e logo depois, com o transbordamento, os banhistas fogem do local.
A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi a mais afetada. Foram resgatadas 171 pessoas no último fim de semana. Em seguida, Angra dos Reis, na Costa Verde, com 23 registros.
O Major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, pediu para que as pessoas não fiquem próximas a mirantes ou mares neste período.
Preocupada com os riscos dos moradores e turistas, a Marinha ainda disponibilizou recomendações para que evitem entrar no mar em áreas que estejam em condições de ressaca e para que não pratiquem esportes nelas. Além de reforçarem as ações do Corpo de Bombeiros em prol da segurança de pescadores e banhistas.