A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (25) que vai tentar reverter o desmonte na pasta. Em entrevista à Globonews, ela falou sobre a votação na comissão mista do Senado que discute a reestruturação das pastas do governo Lula.
Caso a medida seja aprovada, a pasta do Meio Ambiente vai perder atribuições como a supervisão da Agência Nacional de Águas (ANA) e o controle do Cadastro Ambiental Rural, que monitora propriedades rurais e combate o desmatamento. O Ministério dos Povos Indígenas também seria afetado.
Marina Silva também afirmou que a medida é fruto de uma mudança na correlação entre os poderes Executivo e Legislativo. A ministra ainda disse que o governo vive uma “crise dos seis meses”.
Nesta quinta, Marina participou da posse do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.
O presidente Lula convocou para esta sexta uma reunião com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o foco do encontro será justamente o debate da MP que alterou a formação dos ministérios.