A pena do empresário condenado pela Operação Lava-Jato Marcelo Odebrecht chegou ao fim e o engenheiro se torna um homem livre depois de cumprir sete anos de prisão. Em 2016, ele foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro, mas obteve redução de pena por meio de delação premiada.
De acordo com a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, Marcelo passou os últimos dois anos prestando serviços comunitários como pena alternativa no setor administrativo do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo a apuração da jornalista, o ex-presidente da empreiteira comparecia ao HC duas vezes por semana e auxiliava em discussões de melhorias de processo e da execução de revisão de fluxo de trabalho. Ele foi funcionário da instituição de junho de 2021 a janeiro de 2023 e conseguiu passar despercebido por médicos e funcionários da instituição.
O Hospital realizou um convênio com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de São Paulo em 2018 e passou a receber pessoas que foram sentenciadas a cumprir trabalho comunitário.
Marcelo Odebrecht foi um dos principais investigados pela Operação Lava Jato e ficou dois anos na prisão em regime fechado em Curitiba.