A Maratona do Rio, nesta segunda-feira (15), reuniu 20 mil corredores que se animaram com a volta das corridas de rua no Brasil. A maratona na capital fluminense é o maior evento do tipo na América Latina.
Os corredores precisaram apresentar o comprovante do esquema vacinal completo ou o resultado negativo do teste PCR ou antígeno.
Depois de 2 horas, 13 minutos e 31 segundos o competidor Justino Pedro, diretamente de Pernambuco, concluiu os 42 km da prova. Entre as mulheres, a mais rápida também veio de Pernambuco, Mirela Saturnino de Andrade, que completou a prova com 2 horas 44 minutos e 51 segundos.
Entre as paisagens do percurso estavam o Aterro do Flamengo, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e Museu de Arte Moderna. A prova seguiu ainda para Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, e ainda a praia do Leblon, retornando em direção ao Aterro.
A cuidadora de idosos Ilma Oliveira que participou da meia maratona, e percorreu 21 km no domingo (14), diz que é uma sensação única. Ela começou a correr devido a uma depressão.
Para os iniciantes também há percursos menores de 5 km e 10 km.
Durante a meia maratona, um participante de Minas Gerais teve um mal súbito. Ele chegou a ser conduzido com vida para o Hospital Municipal Souza Aguiar, mas não resistiu.