A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro acredita que as manchas de óleo encontradas no sul da Bahia têm a mesma origem das que foram avistadas na costa brasileira em 2019.
Os fragmentos foram encontrados nos últimos dias nas praias Parracho e Araçaípe, no distrito de Arraial d'Ajuda, e do Mundaí, na orla da cidade. Segundo autoridades baianas, eles já foram colhidos. Após análise, os materiais devem ser encaminhados ao governo federal.
A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro afirmou ainda que aumentou as equipes percorrendo toda a faixa de praia de Porto Seguro e que disponibilizou lanchas monitorando toda a extensão de praia da cidade para encontrar manchas maiores e evitar a chegada na praia. A orientação da prefeitura da cidade é evitar o contato direto com e material e acionar as autoridades.
No ano passado, um inquérito da Polícia Federal concluiu que um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento do óleo que atingiu mais de mil localidades em 11 estados do país.