A Prefeitura de Manaus vai reduzir o intervalo entre as doses das vacinas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (3). A medida foi anunciada após a notificação de casos da variante Delta e Mu do coronavírus. Não há estudos conclusivos sobre a resistência maior dessas mutações contra as vacinas disponíveis, mas especialistas reforçam a necessidade de concluir o esquema vacinal para a maior proteção da população.
A partir de agora, será observado o intervalo de 21 dias para as doses da Pfizer. Seguindo assim o preconizado na bula do imunizante. O espaçamento entre as vacinas da AstraZeneca será de quatro semanas. Anteriormente, o intervalo observado entre os imunizantes era de três meses.
A redução do intervalo foi autorizado pelo Ministério da Saúde para acelerar a conclusão do esquema vacinal e devido a maior disponibilidade de doses atualmente.
Segundo a prefeitura de Manaus, 89% dos maiores de 12 anos e que podem se vacinar já receberam ao menos uma dose do imunizante. O esquema vacinal foi concluído por 66% do público elegível.
A capital do Amazonas foi uma das cidades mais afetadas pela pandemia do coronavírus. A cidade sofreu com a falta de oxigênio hospitalar no início do ano devido à explosão de casos de Covid.