UOL - O melhor conteúdo

Diretora da ANS nega aumento da faixa etária na obrigatoriedade de mamografia nos planos

Consulta pública gerou especulações de que exame poderia deixar de ser oferecido para mulheres entre 40 e 50 anos

Gerou debate uma proposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em fase consulta pública, para mudar normativas relacionadas às mamografias. A medida gerou temores que o exame passasse a não ser obrigatoriamente pelos planos de saúde para mulheres entre 40 e 50 anos

Em entrevista para a Rádio BandNews FM, a diretora-adjunta de desenvolvimento setorial da ANS, Angélica Carvalho, afirmou que a proposta não afeta a cobertura dos planos de saúde. 

Afirmo aqui, em nome da ANS, que não há mudança na cobertura dos planos de saúde para as mamografias

Segundo ela, o que está sendo debatido são mudanças nos métodos para avaliar se os planos de saúde estão fazendo acompanhamento proativo com as beneficiárias entre 50 e 69 anos sobre os exames para receberem certificado de boas práticas. 

A ANS propõe que este selo seja dado para planos que rastreiem a frequência de mamografias nesta faixa etária a cada dois anos. A maior crítica é que muitos planos já seguem a diretriz de fazer o rastreio anual a partir dos 40 anos, mas isso não tem relação com a obrigatoriedade.

Segundo a diretora da ANS, mesmo que essa proposta avance, ela não vai tirar a obrigatoriedade dos planos de oferecer mamografia a partir dos 40 anos; 

“De jeito algum, porque a posição da cobertura é o que tá no rol da ANS, o rol define qual é a cobertura obrigatória da ANS. Oque a gente está falando é uma questão de coordenação de cuidado, de organização da forma de busca, ativa desses beneficiários e acompanhamento da qualidade dessa operadora, não tem a ver com cobertura assistencial. São métricas diferentes”, afirmou.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar