Mais de 50% dos moradores de favelas do RJ perderam emprego na pandemia

Dados são de uma pesquisa realizada de setembro a outubro de 2020

Rádio BandNews FM

Mais da metade dos moradores de favelas do estado do Rio de Janeiro perderam o emprego
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mais da metade dos moradores de favelas do estado do Rio de Janeiro perderam o emprego durante a pandemia. Segundo um levantamento feito pelo grupo Movimentos, 50% dos cariocas que moram nas comunidades tiveram que pedir doações e, desses, apenas 56% receberam ajuda.

A pesquisa foi feita na Cidade de Deus, na Zona Oeste, e nos Complexo da Maré e do Alemão, na Zona Norte, de setembro a outubro de 2020.

O estudo mostrou ainda que 62% das pessoas solicitaram o auxílio emergencial do governo federal, mas só 52% receberam o benefício.

A saúde mental dos moradores das favelas também foi foco da pesquisa. Entre os entrevistados, 388 afirmaram sentir algum nível de depressão, o que representa 43% dos participantes, e 37% disseram que aumentaram o consumo de substâncias químicas. A substância mais citada foi o álcool, seguido de remédios de tarja preta e cigarro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.