Mais de 200 mil propriedades agrícolas no RS têm perdas por conta da seca

Metade das cidades gaúchas decretou situação de emergência por conta da escassez de água

Rádio BandNews FM

Estiagem já causa aumento de preço em hortaliças na região
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As altas temperaturas seguem no Rio Grande do Sul e ampliam a falta de água que está causando estragos em todas as regiões. Não só os cultivos agrícolas destinados à comercialização estão registrando expressivas perdas, mas também a própria subsistência de muitas famílias está em risco.

Segundo a Emater, Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, esta é a pior seca do estado nos últimos 17 anos. Ao todo, mais de 200 mil propriedades sofreram prejuízos de 8 mil localidades do Estado.

Metade das cidades gaúchas declarou situação de emergência. Além de perdas nas lavouras, pastagens, pomares, hortas e na produção de leite, mais de 10 mil famílias estão com dificuldades para ter acesso à água. Os dados são Emater.

A seca já mexe com preços de hortaliças na Ceasa. Levantamento aponta alta de itens extremamente sensíveis ao calor e à falta de umidade. O preço máximo da dúzia de couve-flor, por exemplo, subiu 33,36% na última semana.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.