Mais da metade das crianças em idade escolar não está alfabetizada adequadamente, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado nesta quarta-feira (31).
O estudo, com base nos números de 2021, aponta que pouco mais de quatro em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país, o equivalente a 43,6%.
A pesquisa chamada "Alfabetiza Brasil" apontou queda no índice de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de seis crianças em cada 10 eram consideradas alfabetizadas.
O levantamento contou com o suporte de 340 professoras de todo o país, reunidas em cinco cidades que representaram as regiões em que estão inseridas: Brasília, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belém.
Os critérios para estabelecer se uma criança estaria alfabetizada ao final do 2º ano do Ensino Fundamental foram definidos nestes encontros, respeitando as particularidades de cada região, criando uma média nacional a partir das contribuições das professoras participantes.
O levantamento foi apresentado durante um evento, em Brasília, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente do Inep, Manuel Palacios, e de representantes de secretarias estaduais e municipais de todo o país.
O resultado será utilizado para definir as estratégias do ensino fundamental no país a partir de agora, com foco na ampliação do índice de alfabetizados.