Maestro do tênis, Federer anuncia aposentadoria

Tenista suíço apontou a falta de condições físicas como principal motivo para a saída das quadras

BandNews FM

Maestro do tênis, Federer anuncia aposentadoria Foto: Reprodução
Maestro do tênis, Federer anuncia aposentadoria
Foto: Reprodução

O tenista suíço Roger Federer anunciou nesta quinta-feira (15) a aposentadoria das quadras. O ex-número um do mundo disse que, aos 41 anos, não tem físico suficiente para disputar o circuito profissional.

A despedida das quadras será na semana que vem, em Londres, na Laver Cup, um torneio amistoso em que europeus competem com o restante do mundo.

Nas redes sociais, o esportista explicou os motivos da saída de cena: "Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios na forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à minha plena forma competitiva, mas também sei das capacidades e dos limites do meu corpo, e sua mensagem para recentemente tem sido clara”, afirmou o tenista.

Nos últimos anos, Roger Federer passou por cirurgias no joelho e não joga desde julho do ano passado. Por isso, o atleta não aparece no ranking da ATP, que é anual.

O atleta diz também que sentirá falta das quadras, mas que é momento de finalizar a trajetória: “o tênis foi mais generoso comigo do que eu poderia ter sonhado, e agora devo reconhecer a hora de encerrar minha carreira competitiva”. Ele também agradeceu a companhia dos fãs e prometeu amar o esporte para sempre e nunca o deixar.

O suíço conquistou 20 títulos de Grand Slam, que são os principais torneios de tênis do mundo, sendo ultrapassado pelo sérvio Novak Djokovic, com 21 conquistas, e pelo espanhol Rafael Nadal, com 22.