Maduro é empossado para terceiro mandato após eleições contestadas na Venezuela

Oposição do país acusa governo de perseguição e falta de transparência no processo democrático

Rádio BandNews FM

Nicolás Maduro durante a cerimônia de posse do seu terceiro mandato na Venezuela
Zurimar Campos/Miraflores Palace/via REUTERS

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira (10). A cerimônia foi realizada quase seis meses após as eleições. Durante o período, a oposição do país alegou falta de transparência no processo e se autoproclamou eleita. O candidato oposicionista, Edmundo González, tem buscado apoio internacional para reconhecer a legitimidade da petição.

A cerimônia de posse de Maduro ocorreu na sede da Assembleia Nacional, em Caracas, capital da Venezuela. Mesmo após seis meses do final do pleito, Maduro ainda não apresentou as atas eleitorais que comprovam sua vitória. O partido de oposição realizou uma contagem paralela que comprovaria a vitória de González.

Após as polêmicas e a diminuição de apoio de grandes democracias, o evento de posse de Maduro contou com poucos líderes internacionais. Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, foi um dos presentes.

Em seu discurso, Maduro afirmou que “ninguém impõe um presidente à Venezuela”. Ele também se pronunciou sobre o veto da entrada do país no BRICS. Segundo o ditador, "a Venezuela pertence ao BRICS há mais de 200 anos”, se referindo a vitória de Simón Bolivar, militar venezuelano que participou ativamente do processo de independência da América Espanhola.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.