Maduro e Ali devem se reunir nesta semana para conversar sobre Essequibo

Território da Guiana é reivindicado pelo governo venezuelano, que usa como argumento um referendo interno aprovando a anexação

Rádio BandNews FM

Presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali
Fotos: Reuters

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, devem se reunir na quinta-feira (14) para conversar sobre a região de Essequibo.

O território da Guiana é reivindicado pelo governo venezuelano, que usa como argumento um referendo interno aprovando a anexação.

Em comunicado oficial, o governo da Guiana reiterou que a fronteira terrestre do país não está em discussão, uma vez que a questão tramita na Corte Internacional de Justiça.

No fim de semana, Maduro falou pela primeira vez em diálogo, afirmando que os dois países precisam conversar, tendo também na mesa representantes da petrolífera americana ExxonMobil, que explora o produto em Essequibo.

Em entrevista à BandNews FM, a professora-doutora pelo Instituto de Relações Internacionais da USP e pesquisadora do Observatório de Regionalismo Flavia Loss de Araujo disse que ainda não está clara qual é a intenção de Maduro.

Uma possibilidade é a tentativa de elevar o nacionalismo venezuelano de olho na eleição presidencial do ano que vem.

A reunião entre os dois presidentes será realizada em São Vicente e Granadinas, país do Caribe, e terá o Brasil como observador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para o encontro, mas deve enviar o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.