Macron visita Catedral de Notre Dame após restauração por incêndio

Retorno das cerimônias religiosas e laicas estão previstas para 7 e 8 de dezembro, antes da abertura para o público

Rádio BandNews FM

Macron visita Catedral de Notre Dame após restauração por incêndio
Macron visita Catedral de Notre Dame após restauração por incêndio
Reprodução/Reuters

RO presidente da França, Emmanuel Macron, visitou nesta sexta-feira () a Catedral de Notre Dame, em Paris, após um longo processo de restauração devido ao incêndio que devastou a igreja em abril de 2019. As chamas destruíram o telhado e a estrutura do local.

A presença do político foi transmitida ao vivo em canais de televisão franceses e internacionais. “É sublime. Muito mais acolhedora. Vocês transformaram o carvão em arte. Através da vontade, do trabalho, do comprometimento, quero agradecer a cada um aqui”, declarou Macron aos trabalhadores e profissionais envolvidos na restauração.

A visita do presidente ocorre oito dias antes da reabertura da Catedral ao público, com as cerimônias religiosas e laicas previstas para os dias 7 e 8 de dezembro.

Diversos líderes estrangeiros foram convidados para esses eventos, no entanto, não há detalhes sobre quem irá comparecer. Papa Francisco já disse que não estará na reabertura.

Macron já havia prometido que a conclusão das obras e a reabertura da igreja ocorreria em cinco anos. Mesmo com dúvidas da população, ele apresenta a volta das visitações e manifestações religiosas como o ponto "orgulho francês” do ano, sucedido dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024.

Tópicos relacionados