O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta (23) um fundo de U$ 100 bilhões para o combate à crise climática nos países em desenvolvimento. Os recursos serão doados por países ricos.
A medida foi anunciada no painel final da cúpula que discute uma nova agenda financeira global, em Paris, onde compareceram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros 40 líderes mundiais.
Na quinta (22), o Banco Mundial anunciou que vai facilitar o financiamento aos países mais atingidos por desastres naturais.
O governo dos Estados Unidos ainda não anunciou qual o montante doará, mas a secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, afirmou que a doação é uma prioridade do presidente Joe Biden.
Durante discurso na cúpula, Lula convidou os líderes à COP na Amazônia: “Eu espero que todas as pessoas que prezam tanto a Amazônia, que admiram tanto a Amazônia, que dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo, espero que essas pessoas participem da COP-30, no Estado do Pará, para que tenham noção do que é realmente a Amazônia. Porque muita gente fala, mas pouca gente conhece”.