O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva é esperado em Brasília nesta semana para dar sequência ao trabalho de transição de governo. A agenda do petista ainda não foi divulgada. Existe também m a expectativa pelo anúncio de nomes que vão integrar o primeiro escalão do novo governo.
Neste início de semana, com o presidente eleito no Brasil, o gabinete de transição pretende divulgar os nomes daqueles que vão integrar o grupo de trabalho da Defesa. Na sexta-feira (18), o coordenador dos grupos de trabalho da transição, Aloizio Mercadante, disse que os nomes surpreenderiam.
A interlocução do futuro presidente com os militares é alvo de muitos questionamentos, já que as Forças Armadas participaram de maneira ativa do governo de Jair Bolsonaro. Já existe a definição que o futuro ocupante do Ministério da Defesa será um civil.
Lula passou a semana passada no Egito e em Portugal. Em Sharm el-Sheik, o presidente eleito discursou na Conferência do Clima da ONU. Ele prometeu defesa do meio-ambiente e ofereceu o Brasil para receber a COP-30, em 2025.
Em Portugal, o petista se reuniu com o primeiro-ministro António Costa e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
De volta ao Brasil, Lula pode anunciar nomes para os Ministérios. Ele discute com aliados a escalação da Esplanada. O presidente eleito, no entanto, não cita prazos para os primeiros anúncios.