Lula visitará Argentina, China e EUA nos primeiros meses de governo

Futuro ministro das Relações Exteriores anunciou Maria Laura Rocha como secretária-geral do Itamaraty

Rádio Band News FM

Logo no início do governo, o presidente visitará Argentina, China e Estados Unidos. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Logo no início do governo, o presidente visitará Argentina, China e Estados Unidos.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O embaixador Mauro Vieira, futuro ministro das Relações Exteriores, anuncia nesta quarta-feira (14) que ficará a cargo de cuidar das visitas oficiais de Lula. Segundo ele, logo no início do governo, o presidente visitará Argentina, China e Estados Unidos.

O anúncio foi feito em coletiva na Sede do Governo de Transição. O diplomata ainda confirmou o nome de Maria Laura Rocha para a secretária-geral do Itamaraty.

Maria Laura será a primeira mulher a chefiar o cargo de secretária-geral. A embaixadora está na carreira diplomática desde 1978 e ocupou a chefia de Gabinete do Ministério das Relações Exteriores entre os anos de 2008 e 2011.

Em conversas com jornalistas, Mauro Vieira também anunciou Ricardo Monteiro, como futuro chefe de gabinete do ministério. De acordo com Vieira, Lula fez pedidos para as relações exteriores, como a retomada de contato com países vizinhos.

O chanceler Mauro Vieira também apontou que vai verificar o andamento do processo de entrada do Brasil na OCDE. Além disso, o ministério das Relações Exteriores prepara evento da posse de Lula, que conta com a presença de 17 Chefes de Estado. Entre eles estão os Presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, além do Rei da Espanha.

O Embaixador Fernando Igreja destaca que essa será a posse com o maior número de presenças de chefes de estado da história do Brasil. O carro de posse Rolls Royce presidencial será entregue à Polícia Federal, ao longo da semana, para passar por uma varredura.