Lula viaja para Brasília na segunda-feira (28)

Meta é discutir com o Congresso a PEC da Transição

BandNews FM

A ideia inicial é que o presidente eleito fique na capital federal até sexta-feira. Foto: Reuters
A ideia inicial é que o presidente eleito fique na capital federal até sexta-feira.
Foto: Reuters

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai atuar diretamente a partir de segunda-feira (28) na negociação da PEC da Transição que busca mudanças no teto de gastos para custear o Bolsa Família. O petista vai viajar para Brasília, segundo a presidente do partido, Gleisi Hoffmann. "Lula vai estará lá a partir de segunda para reuniões com legendas e bancadas e vai conversar novamente com os presidentes da Câmara e do Senado".

A ideia inicial é que o presidente eleito fique na capital federal até sexta-feira para encaminhar a proposta de emenda à Constituição. Sobre a definição de nomes para os ministérios, principalmente o da Economia, Gleisi afirma que ainda não há definição. "Não há pressa. O presidente eleito vai fazê-la quando achar oportuno. Ele quer segurança nesse sentido". 

A equipe de transição quer que os custos com o Bolsa Família fiquem fora do teto de gastos. No entanto, a duração dessa exceção e o que tem travado a proposta. O PT chegou a defender, no início, que essa alteração fosse permanente, mas já admitiu um prazo menor e definido ao mandato do presidente.