O presidente Lula deve visitar nesta segunda-feira (20) as regiões afetadas pelas chuvas no estado de São Paulo. Seis municípios decretaram estado de calamidade. São eles: Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá.
A previsão é de que o mandatário saia de Salvador, na Bahia, no início da manhã e pouse em São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, por volta das 10h. De lá, ele sai para sobrevoo e pouso em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas.
Até o momento, o governo paulista confirma pelo menos 36 mortes depois dos temporais.
Mais cedo, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goéz, confirmou que uma comitiva estará nas cidades atingidas. Ele vai acompanhar os trabalhados principalmente na cidade de São Sebastião. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que está no Guarujá e deve acompanhar a equipe.
Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a liberação de R$ 2 milhões para as cidades afetadas pelas fortes chuvas.
Ele afirmou que conversou com o presidente Lula sobre a situação e que o objetivo do governo federal é de agir o mais rápido possível para reduzir os transtornos causados pelo mau tempo na região.